Sobre o evento

Motivações e Posicionamento 

     O envolvimento do NEEM FEUP, sob um ponto de vista organizacional, no Encontro Nacional de Estudantes de Eng. Mecânica (ENEEM) começou a ser discutido em 2016. Desde então, foi crescendo o entusiasmo de um grupo de jovens que pretendem, fundamentalmente, trazer ao Porto este evento, valorizando dessa forma a cidade, a FEUP, o Departamento de Engenharia Mecânica e os estudantes de Engenharia Mecânica do país.

Equipa ENEEM

     Há uma intenção clara em cimentar a relevância da Engenharia Mecânica no mundo de hoje e em cultivar a adaptabilidade e transversalidade da Engenharia Mecânica e do Engenheiro Mecânico. É essencial que isso seja conseguido através de um Encontro Nacional que estimule o contacto entre estudantes provenientes de todo o país. É nessa lógica que, desde o momento que marcou o início da preparação da nossa candidatura, procuramos estabelecer ligações com estudantes e núcleos de diversas instituições de Ensino Superior, promovendo, assim, a partilha de know-how, mas também a preparação de um evento que esteja alinhado com os interesses dos futuros Engenheiros Mecânicos que se irão formar de Norte a Sul do país.

     Trazer o ENEEM à FEUP foi aceitar a responsabilidade de exaltar a Engenharia Mecânica e de conseguir juntar os estudantes de Engenharia Mecânica. A tua presença é mesmo muito importante para nós e é por isso que queremos fazer da tua experiência no ENEEM uma experiência à tua medida! O evento irá decorrer na FEUP de 27 a 30 de março. Contamos contigo!

Atenciosamente,

A Equipa Organizadora

Conteúdos

      A “Transversalidade de um Engenheiro Mecânico” será o tema que vai marcar a VI Edição do ENEEM. A versatilidade da Engenharia Mecânica é uma das suas características mais marcantes no vasto mundo da engenharia e esta edição do ENEEM pretende salientar isso mesmo, tendo, por isso, sempre em vista este objetivo na organização das várias atividades formativas.

Conteudos

 

 

     Nesta ótica, para a o VI ENEEM estamos a investir na preparação de diversas palestras, painéis e workshops, bem como visitas a institutos e laboratórios de engenharia de topo. Os temas abordados nas palestras serão bastante distintos, de modo a dar aos participantes uma visão ampla de todas as valências de um engenheiro mecânico, desde o seu papel na inovação tecnológica das mais variadas áreas - energias renováveis, novos veículos, aeronáutica -, à fomentação do espírito empreendedor e capacidade de liderança. Os painéis irão proporcionar aos participantes a oportunidade de contactar com figuras de renome no ramo da engenharia, com quem poderão debater e partilhar o seu ponto de vista sobre assuntos da atualidade e o futuro da engenharia.

     Este será um evento organizado por estudantes para estudantes, que permitirá que, durante os quatro dias do evento, sejam desenvolvidas competências técnicas e pessoais essenciais para o nosso futuro como engenheiros. Assim, estamos empenhados em realizar o melhor programa para o VI ENEEM, que desperte o interesse dos estudantes de Engenharia Mecânica de todo o país e torne esta edição memorável para todos os seus participantes.

Não percas esta oportunidade!

A Equipa de Conteúdos

Relações Externas

      Com o atual mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e desafiante, o contacto com empresas de Engenharia é uma preocupação transversal a todos os estudantes de Engenharia Mecânica.

RE

   Deste modo, pretendemos proporcionar aos participantes do VI Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (ENEEM) atividades e momentos de interação com diversas empresas relevantes na nossa área de estudo. Essencialmente, ambicionamos fomentar um sentimento de proatividade e tornar este evento um marco importante na formação profissional de futuros Engenheiros Mecânicos.

  A equipa das Relações Externas tem-se empenhado no estabelecimento da ponte entre o VI ENEEM e algumas das principais empresas de Engenharia, sempre com o objetivo de proporcionar uma experiência enriquecedora e singular aos participantes do VI ENEEM.

      Agarra esta oportunidade de contacto com a indústria entre os dias 27 e 30 de março na FEUP!

 

Até breve,

A Equipa de Relações Externas

Divulgação

      Um dos principais objetivos do evento é promover o contacto e a troca de experiências entre os estudantes das várias escolas de engenharia espalhadas por todo o país. Assim, é necessário que todos vocês estejam informados sobre o evento. Queremos que TU faças a escolha e que essa escolha seja vir ao evento. Queremos cativar-te pela qualidade do evento em si! Queremos cativar-te porque a TUA presença é importante para nós!

Divulgacao

    A nossa principal forma de te transmitir essas informações é através da nossa página de facebook e deste site. Andamos desde junho a preparar todo o material gráfico e assim que tivermos as informações concretas e definitivas vamos torná-las públicas. No “ENEEM All Around” (que irá ocorrer possivelmente em fevereiro de 2018) vamos passar por algumas das faculdades do país para te dar a conhecer o evento. Pretendemos falar contigo e responder às tuas questões de tal modo que o passo final seja, então, natural: efetuares a inscrição no ENEEM. Ainda assim, começámos já também a procurar a melhor forma de te contactar mais diretamente, através de estudantes que partilham as salas de aula contigo. Queremos estar a par das vossas preocupações! Esclarecer todas as dúvidas que tenhas! O nosso principal objetivo é transmitir-vos o máximo de informação útil sobre o evento, da forma mais clara e acessível possível.
    Estamos continuamente disponíveis para falar contigo, por isso, por favor, não hesites em perguntar-nos o que quiseres ou fazer qualquer sugestão que tenhas!

Sempre perto de ti,

A Equipa de Divulgação

Recreação

      O Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica é, fundamentalmente, uma oportunidade única para agregar os estudantes de Engenharia Mecânica do país e cultivar o seu desenvolvimento. Procura-se que haja uma oferta formativa de qualidade e o contacto com empresas do setor, bem como com profissionais reconhecidos. No entanto, é essencial ter consciência da importância que o estabelecimento de redes de contactos representa nos dias de hoje.

recreacao


   Acrescendo a isto, um dos grandes desafios que os Engenheiros Mecânicos enfrentam é, precisamente, conseguir encontrar um equilíbrio entre a vertente profissional e pessoal ao longo das suas vidas. Finalmente, a criação de ambientes e atividades que estimulem a criação de ligações entre os estudantes é algo que não deve ser, de todo, menosprezado num evento como aquele que queremos edificar.
   Neste contexto, estamos a trabalhar no sentido de apresentar um programa cultural diversificado. Dar a possibilidade aos estudantes de se cruzarem com as ruas e atrações turísticas da cidade do Porto, destino Europeu do ano em 2017, é claramente uma obrigação. Dessa forma, perspetivamos a possibilidade de os estudantes contactarem com a cidade, de dia e de noite, combinando a experiência turística com a do estudante universitário do Porto que circula pela zona do Piolho, antes de seguir para as galerias ou para outro espaço noturno da cidade. Em colaboração com a AEFEUP procuramos arquitetar o “ENEEM CAFFÉ” que visará reproduzir a festa universitária mais popular dentro do universo FEUP.

     No nosso horizonte, está ainda a promoção de um começo do dia ativo e saudável, com uma atividade desportiva antes do início do dia de trabalho. Garantida está a ocorrência de um churrasco, em simultâneo com um conjunto de atividades recreativas, que concorram para o estabelecimento de relações entre os participantes. Para juntar a tudo isto, está em discussão a criação de momentos musicais, nos quais grupos universitários ou de estudantes tenham o espaço perfeito para mostrar o seu trabalho.
     Em suma, podes esperar um evento repleto de oportunidades para te formares, mas também para te divertires. Vais deixar escapar esta oportunidade?

Atenciosamente,
A Equipa de Recreação

 

Logística

     Desde a formação da equipa organizadora do ENEEM que todos temos um objetivo claro: fazer do VI ENEEM o melhor ENEEM de sempre! Para o tornar possível, reunimos uma equipa dedicada a proporcionar aos participantes uma experiência nova e enriquecedora. Desde as Relações Externas, à Divulgação, aos Conteúdos, até à equipa de Logística, todos trabalhamos para o mesmo fim!

     A equipa de Logística incide em vários ramos. Desde os Espaços, em que a equipa está encarregue da gestão e reserva de espaços que fazem parte da FEUP, usados na realização das mais variadas atividades do VI ENEEM, até à Alimentação, que requer que se planeiem e giram os almoços, jantares e coffee breaks. Para além disto, a Logística recai sobre os Transportes, já que certas atividades serão realizadas no centro da cidade. Assim, deve garantir-se a deslocação de todos os estudantes com o menor custo possível sem que a qualidade do transporte seja comprometida. Por fim, o Alojamento trabalha para que os estudantes tenham a melhor estadia possível com diversas opções de locais para dormir.

     Temos uma equipa dedicada para que possas desfrutar e crescer com o VI ENEEM. Queremos, acima de tudo, que depois de dia 30 de Março saias do VI ENEEM uma pessoa mais completa, culta, com muito mais conhecimento na área da Engenharia Mecânica e muitas relações e contactos novos. De que estás à espera? Dia 27 esperamos por ti !

 

A Equipa de Logística

EquipaLogistica

E agora?

Agora o próximo passo és tu a dá-lo... De que estás à espera?